Semana dos Convidados
RFI
Neste programa, passamos em revista os melhores momentos dos convidados que nos acompanharam ao longo da semana.
Episodes
Guiné-Bissau volta a adiar audiência para a libertação de activistas
5/24/2024
Voltou a ser adiada esta sexta-feira, 24 de Maio, a audiência de julgamento de um pedido de habeas corpus intentado pelos advogados de oito pessoas detidas desde sábado, na sequência de manifestações contra o regime na Guiné-Bissau.
Em Moçambique, o Presidente do MDM, terceira força do país, revela preocupação com o alegado envolvimento de cidadãos residentes em Moçambique na tentativa de golpe de estado na República Democrática do Congo. Lutero Simango quer ver esclarecidas as supostas ligações destes homens ao general moçambicano Joaquim Alberto Chipande, um quadro sénior da Frelimo, partido no poder.
O governo moçambicano e os profissionais da saúde ainda não chegaram a consenso para a suspensão da greve por melhores condições de trabalhado, iniciada a 29 de Abril. Face à situação, cerca de mil pessoas perderam a vida devido à falta de atendimento.
Em Angola, várias famílias no sul do país recorrem a contentores de lixo à procura de comida, como consequência da fome, provocada pela seca que fustiga aquela região angolana. Segundo o padre Pio Wakussanga, da Associação Construindo Cidadania, a situação é ainda mais crítica na província do Cunene, onde a população se desloca à vizinha Namíbia à busca de alimentos em lixeiras.
Uma investigação do consórcio de jornalistas Lighthouse Reports mostra que os fundos europeus estão a servir em países como Marrocos, Tunísia ou Mauritânia para financiar o transporte de migrantes negros para zonas remotas onde são depois abandonados. María Martín, jornalista do "El Pais" e que participou nesta investigação, explica que se trata de um processo comum, com o consócio a reunir mais de 50 testemunhos de vítimas deste tipo de tratamento.
Duration:00:07:17
Corrida eleitoral em Cabo Verde
4/10/2021
Em Cabo Verde, decorre a campanha para as legislativas de 18 de Abril. Pandemia, crise, diversificação da economia, turismo e transportes são alguns dos temas a marcarem o debate. A RFI falou com todos os presidentes dos partidos na corrida aos votos e destaca algumas das propostas neste programa.
Ulisses Correia e Silva, Presidente do MpD, acredita na reeleição para primeiro-ministro, ainda que sublinhe que a pandemia tudo pôs em causa. O líder do MpD afirma que apesar da forte dependência do turismo, o sector vai continuar a ser o principal motor da economia mas com “maior desconcentração” e “diferenciação de produtos”. Ulisses Correia e Silva não exclui a nacionalização da Cabo Verde Airlines mas só “se houver necessidade disso” porque “em nenhuma circunstância” deixaria a empresa “ser destruída ou desaparecer”.
Ulisses Correia e Silva: “Se houver necessidade disso, portanto, seria uma medida extrema. Primeiro porque a Cabo Verde Airlines significa um procedimento estratégico de Cabo Verde no Atlântico Médio, o conceito hub está associado à transportadora nacional. Segundo: representa a nossa relação com a diáspora. A terceira razão é que a Cabo Verde Airlines representa 300 trabalhadores e representa uma história de aviação civil e um capital e um activo para o país que, em nenhuma circunstância, nós iríamos deixar ser destruída ou desaparecer. É por isso que nós fazemos forte aposta no sentido de garantir as condições para que a companhia continue a existir...
RFI: “A economia sofreu com a pandemia. Que propostas para a retoma económica?”
Ulisses Correia e Silva: “Primeiro a vacinação e atingirmos os 70% da vacinação dos cabo-verdianos de acordo com os grupos de risco porque isto é importante, em primeiro lugar, para a saúde, depois é importante para a retoma da actividade económica, particularmente o turismo.”
RFI: “A pandemia veio mostrar justamente que Cabo Verde está muito dependente do turismo. Como é que se pode diversificar a economia e não estar tão dependente do turismo?
Ulisses Correia e Silva: “Ora, em primeiro lugar é preciso dizer que esta pandemia pôs em causa tudo. Não só países que vivem do turismo, mas outras actividades económicas. É algo muito anormal e deve ser encarado como tal. Claro que nós temos uma dependência forte do turismo. O turismo irá continuar a ser o principal sector de actividade económica com maior desconcentração, aproveitando melhor as oportunidades e potencialidades de cada uma das ilhas e com maior diferenciação de produtos.”
Por sua vez, Janira Hopffer Almada, a presidente do PAICV, diz que “a prioridade das prioridades é garantir um país seguro em termos sanitários”. Depois, o objectivo é “relançar a economia”, através de um “novo turismo”, “nova agricultura”, “o cluster de pescas e do mar”, as economias criativas e a economia do conhecimento. A líder do PAICV quer renegociar o acordo de privatização da TACV, “renovar a companhia e recapitalizá-la” e “retomar as operações domésticas”.
Janira Hopffer Almada: “Para nós, a privatização dos TACV foi intransparente, foi um processo que não beneficiou o país, não beneficiou os cabo-verdianos e a nossa primeira proposta é renegociar o acordo de privatização dos TACV para servir os interesses do país.
Depois, pretendemos sim renovar a companhia e recapitalizá-la. Para nós, a companhia de bandeira é muito mais do que somente uma questão financeira. É uma questão de soberania, é uma questão de coesão territorial, é uma questão de mobilidade de pessoas e cargas, é uma questão também de ligação com a nossa diáspora pois nós devemos ser dos poucos países no mundo que tem mais cabo-verdianos fora de Cabo Verde do que no próprio país.
Em terceiro lugar, nós queremos, sim, retomar as operações domésticas. Não é aceitável que tenhamos ilhas com apenas um voo semanal como a ilha do Maio e a ilha de São Nicolau, sabendo claramente que nessas ilhas e em outras ainda não temos todas as respostas de saúde que são necessárias. Portanto,...
Duration:00:11:11
Angola abalada pela violência no Cafunfo
2/5/2021
Os temas em destaque ao longo da semana foram a violência em Angola, no Cafunfo, bem como a morte de um activista guineense.
Obviamente falámos também do golpe de Estado em Myanmar, sem esquecer a questão de Alexei Navalny, na Rússia.
Finalmente interessámo-nos também pela fotografia moçambicana em foco actualmente em Paris.
Duration:00:07:37
Mandado de captura da justiça guineense contra Domingos Simões Pereira
12/18/2020
Neste olhar dos nossos convidados pela actualidade destacámos o mandado de captura da justiça guineense contra Domingos Simões Pereira, mas também a infecção do presidente francês com Covid-19.
E isto numa semana de protestos dos agentes franceses da cultura e onde os países pobres davam conta dos seus receios quanto a conseguirem atempadamente uma vacina.
Falámos ainda do escândalo no Serviço português de estrangeiros e fronteiras e da confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas.
Duration:00:09:30
Conflitos em África e no mundo monopolizam as atenções
11/20/2020
Os conflitos no norte de Moçambique no Saara ocidental, e na região setentrional da Etiópia foram destaque.
Fizemos também o rescaldo pós conflito no Nagorno Karabakh e falámos ainda das vacinas em teste para a Covid-19 nesta rubrica sob o olhar atento dos nossos convidados.
Duration:00:07:37
Uma semana com o sopro da revolução
6/12/2020
Esta semana ficou marcada pela homenagem prestada na terça-feira em Houston a George Floyd, afro-americano de 46 anos, morto asfixiado por um polícia branco em Mineápolis no passado dia 25 de Maio. Este novo caso entre vários outros de violência policial e racismo, provocou uma onda de indignação mundial que analisamos ao longo destes dias com os nossos convidados, outros temas da actualidade, como a luta contra o trabalho infantil e ainda o futuro do Burundi depois da morte do seu presidente cessante, Pierre Nkurunziza, tendo sido igualmente abordados.
Duration:00:10:06
Irão e Estados Unidos em novo braço de ferro
1/10/2020
A mobilização após a morte violenta em Portugal de um estudante cabo-verdiano foi um dos temas aqui evocados.
Abordámos também a eleição do senegalês Sadio Mané como futebolista africano do ano.
E isto num contexto internacional marcado pela crise militar entre os Estados Unidos e o Irão.
Duration:00:07:27
Semana dos Convidados - Dino D'Santiago apresenta "Sotavento" em Paris
11/3/2019
Dino D'Santiago esteve, esta sexta-feira, em Paris, para apresentar o novo EP "Sotavento" na sala La Maroquinerie. "Sotavento" inspira-se nos géneros tradicionais das ilhas do Sotavento cabo-verdiano; uma mistura de batuque e funaná aos quais se junta um novo elemento a música electrónica. O espaço escolhido para apresentar o novo EP foi sala La Maroquinerie, onde o cantor e compositor cabo-verdiano conquistou o público parisiense. Dino D’Santiago tocou em cena, mas também no meio do...
Duration:00:16:21
A semana em que comçou o julgamento do general José Maria
9/13/2019
Esta semana ficou marcada pelo início do julgamento em Angola do general António José Maria, antigo chefe do serviço de inteligência e segurança militar e homem forte do regime de José Eduardo dos Santos, acusado de insubordinaçao e extravio de documentos secretos. Abordamos igualmente com os nossos convidados a controvérsia em Moçambique em torno da reestruturação dos 726,5 milhões de dólares da dívida da Ematum, anunciada hà dias pelo governo, pouco depois desta última ter sido anulada em Junho pelo Conselho Constitucional. Em foco esteve ainda a questão da ética entre os fabricantes de armamento, uma problemática levantada pela Amnistia Internacional.
Duration:00:08:41
A semana em que o Papa visitou Moçambique e em que Mugabe partiu
9/6/2019
Esta semana esteve colocada sob o signo da visita do Papa Francisco a Moçambique, enquanto na vizinha África do Sul se vivenciavam dias de violência xenófoba e o Zimbabué perdia o seu antigo Presidente, Robert Mugabe, acontecimentos que recordamos aqui com os nossos convidados.
Duration:00:08:54
A Amazónia e a cooperação de África com o Japão em foco
8/30/2019
No recapitulativo desta semana vista pelos nossos convidados, focamos o nosso olhar essencialmente sobre o G7 assim como os incêndios na Amazónia e na Bacia do Congo. Também em foco estiveram os elos de África com o Japão que esta semana organizou a sétima edição da TICAD, Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África, um encontro durante o qual o Japão prometeu investir mais de 20 mil milhões de Dólares nos próximos três anos no continente africano. Angola e Cabo Verde que estiveram entre os países presentes, deram-nos conta das suas expectativas.
Duration:00:06:55
Migrantes desembarcam na Europa
8/23/2019
Desafios migratórios na Europa, incêndios gigantescos na Amazónia foram destaque na antena da RFI. Em África, em Moçambique, a crise da Renamo e em Angola o êxodo de refugiados da RDC rumo ao seu país natal estiveram também em foco.
A Europa esteve confrontada com dois navios de migrantes socorridos no Mar Mediterrâneo.
Enquanto isso na América do Sul o Brasil e a Bolívia têm-se debatido com enormes incêndios na Amazónia.
Em África, em Moçambique, a Renamo defronta-se com o caso da autoproclamada junta militar e em Angola foram muitos os refugiados provenientes da RDC a deixar o campo de Lóvua rumo ao Kassai.
Estes foram os temas abordados ao longo da semana com os nosso convidados.
Duration:00:06:02
Locarno com muito cinema em português
8/16/2019
O Festival de cinema de Locarno, um dos mais prestigiosos do mundo da sétima arte, encerrou este fim de semana.
O nosso correspondente na Suíça, Rui Martins, acompanhou muitos dos cineastas lusófonos presentes, com uma muito forte presença portuguesa.
Acompanhe aqui o rescaldo das respectivas intervenções.
Duration:00:11:22
A semana de Kenneth e da Páscoa sangrenta do Sri Lanka
4/26/2019
Esta semana foi dominada pela chegada de um novo ciclone em Moçambique, o Kenneth que varreu a região norte do país, pouco mais de um mês depois da passagem do ciclone Idai. Também a marcar a actualidades desta semana, a Páscoa sangrenta do Sri Lanka com mais de 250 mortos em ataques coordenados contra igrejas e hóteis da ilha. Estes e outros assuntos foram abordados com os nossos convidados.
Duration:00:08:28
A semana em que o mundo viu Notre Dame em chamas
4/19/2019
A actualidade desta semana vista pelos nossos convidados foi marcada pela emoção suscitada pelo incêndio que devorou o telhado da catedral Notre Dame de Paris na Segunda-feira.
Também comentada foi a visita do Presidente da Guiné Equatorial a Cabo Verde, país que tem pressionado Obiang para que seja abolida a pena de morte no seu território. Noutro quadrante, abordamos igualmente com os nossos convidados o clima político da Guiné-Bissau na tomada de posse dos seus novos deputados, a situação tensa do Sudão depois da queda de Omar el-Bechir e ainda a perspectiva de uma possível cimeira ainda este mês entre a Rússia e a Coreia do Norte.
Duration:00:08:29
Quando o MLSTP-PSD sucede à ADI
11/30/2018
Aqui passámos em revista a actualidade da semana finda com o olhar dos nossos convidados.
A chegada ao poder do MLSTP-PSD em São Tomé e Príncipe, a cimeira do G20 na Argentina foram temas em foco.
Não deixámos de comentar a escalada de tensão entre ucranianos e russos e a actualidade francesa com os protestos dos coletes amarelos.
Duration:00:06:26
ADI prestes a deixar o governo são-tomense
11/23/2018
Nesta rubrica passamos em revista a actualidade com o olhar dos nossos convidados.
Eis os temas em foco:
A tomada de posse dos deputados são-tomenses, a deslocação a Portugal do presidente angolano, enquanto o seu antecessor respondeu às críticas do novo chefe de Estado.
No panorama internacional a saída do Reino Unido da União Europeia dominou os debates, bem como o conflito no Iémen.
Duration:00:05:46
A semana em que os EUA avaliaram Trump
11/11/2018
Nesta semana, focamos o nosso olhar sobre as eleições de meio mandato nos Estados Unidos, um escrutínio que teve valor de teste para Donald Trump. Também evocamos a situação de São Tomé e Príncipe com o seu primeiro-ministro, Patrice Trovoada, durante a sua passagem por Paris e, noutro aspecto, debruçamo-nos sobre a situação dos migrantes no norte de França, com o testemunho de uma guineense que vive há cinco anos na zona de Dunkerque.
Duration:00:06:55
A semana da transição para Angola
9/14/2018
Esta semana ficou marcada pela transição no seio do partido no poder em Angola, o MPLA. Poucos dias depois de ser eleita a nova direcção desta formação, Álvaro Sobrinho, antigo dirigente do banco BES Angola, acusou certos antigos membros do Bureau político do MPLA de estar por detrás da falência do banco em 2014, declarações desmentidas pelos antigos accionistas da instituição. Também em destaque esta semana esteve a Guiné-Bissau cujos preparativos das legislativas de 18 de Novembro estão a conhecer atrasos e, por outro lado, também focamos o nosso olhar sobre o Sudão do Sul onde se encaminha um processo precário rumo à paz.
Duration:00:07:57
Uma semana de olhos postos sobre a China
9/7/2018
Esta semana, focamos o nosso colhar sobre a China que acolheu o 3°fórum China/África, uma cimeira durante a qual Pequim prometeu um envelope de 60 mil milhões de Dólares de apoio suplementar ao continente.Também em foco esteve o congresso extraordinário do MPLA este Sábado bem como a mini-remodelação ministérial da passada terça-feira aqui em França.
Duration:00:08:41